Gabiões

E SUAS APLICAÇÕES

O gabião é um tipo de estrutura armada prática, durável, permeável, resistente, drenante e flexível. Ele é usado no controle de erosão e de contenção em obras civis e traz diversas vantagens à construção.

Nome

CARACTERÍSTICAS

Permeabilidade: Permite que ocorra a drenagem necessária.

 

Flexibilidade: Adequam-se muito bem às movimentações do solo.

 

Vida útil prolongada:  A utilização de telas de qualidade evita a degradação da estrutura. Os gabiões Belgo têm vida útil superior, uma vez que são produzidos com exclusivo arame Bezinal®.

 

Fácil execução: Gaiolas de gabião são fáceis de executar.

 

Baixo custo: A utilização de materiais naturais, podendo ser obtidos no local da obra faz com que essa o custo para sua execução seja impactado positivamente.

 

Baixo impacto ambiental: não é necessário a utilização de cimento o que reduz os impactos ambientais.

 

Correspondem a uma solução eficiente, técnica, econômica, estética e ecológica para aplicações em obras de engenharia.

A palavra gabião se origina da língua italiana: "gabbione",  que diz respeito a determinados modelos  de cestos utilizados para o transporte de terra e de adubo.

Na mineração do tipo open pit ou underground, há uma enorme demanda para a utilização das estruturas no que se relaciona ao contexto de infraestrutura das minas.


TIPOS DE GABIÃO

Caixa

 

 

Formado por uma única malha hexagonal de dupla torção, que é dobrada para formar um paralelepípedo, com tampa, fundo e laterais. Normalmente utilizados para resistir a "força que empurra", a qual atua como elemento de impulsão.

 

Colchão

 

 

Utilizados para proteção e estabilização em margens de córregos e rios e também, revestimento de canais,e como proteção a base dos muros em plataformas de deformação. 

 

 

 

Saco

 

 

Muito utilizado em em conjunto com outros tipos de gabião, em obras hidráulicas e para solos com baixa capacidade de suporte. Atuam como regularizador de superfícies quando não há condições de escavação. Possuem formato cilíndrico, amarrado nas pontas com arames de aço.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

•Contenção de margens em rios e canais.
 
•Revestimento de margens de cursos d’água • Proteção do encontro de aterros com pontes.
 
•Proteção de pilares de pontes
 
•Obras auxiliares nas grandes barragens
 
• Barragens de assoreamento e controle de enchentes
 
•Ensecadeiras e corta-rios
 
•Obras marítimas: construção de cais, espigões e proteção de praias
 
•Muros de arrimo
 
•Controle da erosão de solos
 

Na mineração do tipo open pit ou underground, há uma enorme demanda para a utilização das estruturas no que se relaciona ao contexto de infraestrutura das minas.

Nome
Sobrenome
*E-mail
Organização
Cargo